Segurança Patrimonial

Antes da pequena explicação sobre projetos de Segurança Patrimonial, informamos que a Inode não comercializa nenhum tipo de equipamento ou serviço de instalação, pois desta forma podemos garantir um excelente trabalho sem conflitos de interesses.

Atuamos na elaboração dos projetos, acompanhamentos das soluções apresentadas e monitoramento dos serviços para um perfeito funcionamento dos sistemas.

Um projeto de Segurança Patrimonial é elaborado por um Especialista em Segurança, com o objetivo de minimizar e reduzir os fatores de risco em um determinado local.

Consiste basicamente em detectar os pontos fracos e fortes de um Sistema Integrado de Segurança e apresentar soluções adequadas e com um bom retorno do custo e beneficio.

Para ser elaborado é realizado um estudo cuidadoso do local a ser protegido, eliminando os problemas de vulnerabilidade através da integração entre os diversos sistemas, como os sistemas eletrônicos (Câmeras de CFTV, Sensores de presença, Sensores ativos, Cercas elétricas, Monitores, Alarmes etc.) e o material humano (Porteiros, Seguranças, Funcionários e  Moradores), bem como, e não menos importante, os procedimentos organizacionais.

As metas que devem ser alcançadas com o Sistema Integrado de Segurança são:
  1. Prevenir;
  2. Controlar (acessos, pessoas e materiais);
  3. Detectar (vigilância e monitoramento);
  4. Intervir (responder aos incidentes).
Todos os pontos necessários para o Sistema Integrado de Segurança devem ter a atenção e adequação necessária para um perfeito funcionamento.

Pontos importantes:

  • Para a realização do projeto de segurança patrimonial é necessário um estudo criminalístico da região para que possamos saber quais os riscos mais críticos e tratá-los com maior atenção;
  • O perfil dos moradores deve ser traçado para podermos identificar o nível de segurança que o local precisa ter, sem prejuízo das demais pessoas;
  • Elaboração de Procedimentos Preventivos de Segurança para a portaria, funcionários, moradores e usuários em geral;
  • Treinamento permanente dos porteiros, funcionários e moradores sobre os procedimentos de segurança para que todas as parcelas de atuação resultem no sucesso da operação;
  • Outros pontos dependendo dos locais e tipos de circulação.

Veja as Dicas de Segurança em Condomínios.

Entre em contato conosco para mais informações sobre o Sistema Integrado de Segurança.